SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue131Stress and career commitment of military officers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni; SCHELINI, Patrícia Waltz  and  CASELLA, Erasmo Barbante. Instrumento para avaliação do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adolescentes e adultos. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 137-151. ISSN 0006-5943.

O estudo objetivou a apresentação e análise das evidências de validade e precisão de uma escala destinada à avaliação do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os participantes foram 642 pessoas, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 68 anos e escolaridade variando entre o 6 ano do Ensino Fundamental e a pós-graduação. A escala foi composta por 115 itens, distribuídos em cinco subescalas: desatenção, hiperatividade, impulsividade, comportamento anti-social e dificuldades emocionais. A análise fatorial apontou que um único fator explicaria a maior parte da variabilidade dos dados. O coeficiente de consistência interna foi de 0,95. O instrumento mostrou-se válido para medir o construto representado pelo fator principal, podendo ser útil na identificação dos sintomas do TDAH em adolescentes e adultos.

Keywords : Déficit de atenção e hiperatividade; Construção de instrumentos; Parâmetros psicométricos; Adolescentes; Adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License