SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue131Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) rating scale for adolescents and adultsSíndrome de burnout e coping em estudantes de Psicologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

OLIVEIRA, Paloma Lago Marques de  and  BARDAGI, Marúcia Patta. Estresse e comprometimento com a carreira em policiais militares. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 153-166. ISSN 0006-5943.

Esta pesquisa desenvolveu um estudo comparativo dos níveis de estresse e comprometimento na carreira de policiais militares de Santa Maria (RS), divididos de acordo com a função desempenhada: atendimento do 190 (pelo telefone), serviços administrativos e policiamento ostensivo. Os instrumentos foram um questionário sociodemográfico, uma Escala de Comprometimento com a Carreira e um Inventário de Sintomas de Estresse para adultos, respondidos por 75 participantes, homens e mulheres entre 22 e 44 anos. Verificou-se que 57,3%dos participantes apresentaram sintomatologia de estresse e que as mulheres apresentaram maior severidade nos sintomas. Os funcionários administrativos apresentaram maior comprometimento com a carreira do que os demais grupos. Estes resultados confirmam que a atividade militar se insere em um contexto de vulnerabilidade e indicam que, quanto maior o risco envolvido, menor é a segurança em relação à carreira. Assim, tornam-se fundamentais propostas de intervenção que favoreçam as estratégias de enfrentamento.

Keywords : Estresse; Comprometimento; Policial militar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License