SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 issue131Stress and career commitment of military officersPerception of parental style among drug addicts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves; OTTO, Fernanda  and  KAUFFMANN, Priscila. Síndrome de burnout e coping em estudantes de Psicologia. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 167-178. ISSN 0006-5943.

O crescente interesse pela Síndrome de Burnout tem ocasionado uma ampliação de seu campo de estudo. As primeiras investigações, centradas em profissionais de ajuda, conduziram pesquisadores a outros âmbitos profissionais, e, mais recentemente, têm surgido estudos também com estudantes. Burnout, nesta população, é constituído de três dimensões: Exaustão Emocional; Descrença e Baixa Eficácia Profissional. A investigação buscou identificar as variáveis associadas à Síndrome de Burnout em uma amostra de 239 estudantes de Psicologia de uma universidade particular. Os instrumentos utilizados foram um Questionário para identificação de variáveis demográficas, acadêmicas e profissionais e o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory - Student Survey). A aplicação dos instrumentos foi realizada em salas de aulas previamente sorteadas. A análise dos dados foi realizada pela correlação de Pearson. Resultados revelam que as estratégias como coping ativo, planejamento, coping moderado e reinterpretação positiva associam-se de forma negativa à Síndrome de Burnout e as estratégias de foco na emoção, comportamento descomprometido, negação, desengajamento mental e uso de substâncias demonstram associação positiva, ou seja, elevam as dimensões da síndrome. Intervenções voltadas para o desenvolvimento de estratégias que reduzem burnout já no processo de formação são sugeridas.

Keywords : Síndrome de Burnout; Estudantes de Psicologia; Coping.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License