SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número131Estresse e comprometimento com a carreira em policiais militaresPercepção de estilos parentais na toxicodependência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

CARLOTTO, Mary Sandra; CAMARA, Sheila Gonçalves; OTTO, Fernanda  e  KAUFFMANN, Priscila. Síndrome de burnout e coping em estudantes de Psicologia. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 167-178. ISSN 0006-5943.

O crescente interesse pela Síndrome de Burnout tem ocasionado uma ampliação de seu campo de estudo. As primeiras investigações, centradas em profissionais de ajuda, conduziram pesquisadores a outros âmbitos profissionais, e, mais recentemente, têm surgido estudos também com estudantes. Burnout, nesta população, é constituído de três dimensões: Exaustão Emocional; Descrença e Baixa Eficácia Profissional. A investigação buscou identificar as variáveis associadas à Síndrome de Burnout em uma amostra de 239 estudantes de Psicologia de uma universidade particular. Os instrumentos utilizados foram um Questionário para identificação de variáveis demográficas, acadêmicas e profissionais e o MBI-SS (Maslach Burnout Inventory - Student Survey). A aplicação dos instrumentos foi realizada em salas de aulas previamente sorteadas. A análise dos dados foi realizada pela correlação de Pearson. Resultados revelam que as estratégias como coping ativo, planejamento, coping moderado e reinterpretação positiva associam-se de forma negativa à Síndrome de Burnout e as estratégias de foco na emoção, comportamento descomprometido, negação, desengajamento mental e uso de substâncias demonstram associação positiva, ou seja, elevam as dimensões da síndrome. Intervenções voltadas para o desenvolvimento de estratégias que reduzem burnout já no processo de formação são sugeridas.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Estudantes de Psicologia; Coping.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License