SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número131Burnout Syndrome and coping in students of PsychologyInteresse profissional e estilos de pensar e criar em estudantes de Psicologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

CAVACO, Vânia Carina Silva; JESUS, Saul Neves de  y  REZENDE, Manuel Morgado. Percepção de estilos parentais na toxicodependência. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 179-190. ISSN 0006-5943.

Este trabalho objetivou avaliar se há diferenças relativamente à prevalência dos estilos de vinculação parental entre dois grupos de 100 sujeitos do gênero masculino de Algarve, Portugal, com idades variando de 19 a 48 anos. O primeiro grupo, Grupo T, foi constituído por uma amostra de toxicodependentes em tratamento e o segundo, Grupo NT, por voluntários, que não referiram problemas de consumo de heroína e cocaína. O instrumento usado foi a versão portuguesa do questionário (PBI) Parental Bonding Instrument (Baptista 1993). Não se encontraram diferenças significativas, em relação à profissão/nível socioeconômico, bem como, do pai e da mãe dos inquiridos, quando se compararam os dois grupos. Conclui-se que há diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos relativamente à prevalência dos estilos de vinculação parental, o grupo T apresenta uma maior prevalência de respostas de “controle sem afeto”, contrastando com os resultados do grupo NT que apresenta uma maior prevalência de respostas “ligação ótima”.

Palabras clave : Toxicodependência; Percepção; Vinculação parental; Heroína; Cocaína.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License