SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número131Percepção de estilos parentais na toxicodependênciaO psicodiagnóstico interventivo psicanalítico na pesquisa acadêmica: fundamentos teóricos, científicos e éticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

GODOY, Silvia; OTTATI, Fernanda  y  NORONHA, Ana Paula Porto. Interesse profissional e estilos de pensar e criar em estudantes de Psicologia. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 191-207. ISSN 0006-5943.

O objetivo do estudo foi explorar as relações entre as preferências profissionais e os estilos de pensar e criar por meio da Escala de Características de Atividades Profissionais (ECAP) e da Escala Estilos de Pensar e Criar. Foram verificadas possíveis diferenças de média quanto às variáveis idade e série escolar. Participaram 65 alunos de um curso de Psicologia de uma universidade particular, com idade entre 17 e 46 anos, sendo 80% do sexo feminino. Os principais resultados revelaram que as maiores médias na ECAP referem-se à preferência pelos indicadores de ambientes e atividades profissionais de maior destaque e reconhecimento e o fator relacional divergente da escala Estilos de Pensar e Criar foi o que apresentou mais coeficientes de correlação significativos com os itens da ECAP.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Orientação profissional; Criatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License