SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número131Interesse profissional e estilos de pensar e criar em estudantes de PsicologiaO olhar de três gerações de mulheres a respeito do casamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BARBIERI, Valéria. O psicodiagnóstico interventivo psicanalítico na pesquisa acadêmica: fundamentos teóricos, científicos e éticos. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 209-222. ISSN 0006-5943.

O Psicodiagnóstico Interventivo Psicanalítico, além de ser uma prática clínica eficaz, se constitui em um valioso procedimento de investigação científica. Embora sua posição como intervenção clínica esteja bem estabelecida, há poucos estudos referentes ao seu potencial como método de pesquisa. Diante disso, o presente ensaio tem como objetivo realizar uma análise preliminar da qualidade do conhecimento produzido pelo Psicodiagnóstico Interventivo em termos de sua validade e precisão e os meios para avaliá-las. O estudo também defende a possibilidade de obter conhecimento objetivo por meio do Psicodiagnóstico Interventivo, a despeito da influência da subjetividade do pesquisador/profissional nos resultados do trabalho. Nesse sentido, a conduta ética do pesquisador e sua capacidade de se identificar com seu sujeito de pesquisa desempenham papel fundamental. Finalmente, são apresentadas algumas correntes do pensamento psicanalítico, particularmente a kleiniana e a winnicottiana, capazes de sustentar esse procedimento clínico/científico, preservando sua integridade epistemológica.

Palavras-chave : Psicodiagnóstico interventivo; Pesquisa qualitativa; Psicanálise-metodologia; Epistemologia; Ética profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License