SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número131O psicodiagnóstico interventivo psicanalítico na pesquisa acadêmica: fundamentos teóricos, científicos e éticos“Morreu com as mãos sujas de graxa”: Um olhar fenomenológico-existencial sobre a morte, na prática do plantão psicoeducativo1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

CARVALHO, Fernanda Cristina Gomes de  y  PAIVA, Maria Lucia de Souza Campos. O olhar de três gerações de mulheres a respeito do casamento. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 223-235. ISSN 0006-5943.

O objetivo deste trabalho foi investigar o olhar de três gerações de mulheres a respeito do casamento e suas respectivas facetas. Buscou-se entender como as mulheres vivenciam e percebem os relacionamentos amorosos. Para tal, foi utilizado o método qualitativo e a amostra foi composta por seis mulheres, sendo duas adolescentes, duas adultas e duas da terceira idade. Com cada sujeito da pesquisa foi realizada uma entrevista semi-dirigida e aplicadas quatro pranchas do TAT. A análise dos resultados teve como base o referencial psicanalítico. Constatou-se que a visão da mulher a respeito do seu próprio papel na sociedade e no casamento está ligada a valores pessoais adquiridos com sua história de vida e com os modelos familiares experimentados. As mulheres mais jovens possuem um discurso revolucionário incoerente com sua manifestação inconsciente, ainda buscando um relacionamento conjugal idealizado e uma constituição familiar calcada em alguns padrões tradicionais e conservadores.

Palabras clave : Casamento; História da mulher; Psicanálise; TAT.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License