SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número131O olhar de três gerações de mulheres a respeito do casamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

TINTI, Rafael Ogalla  y  SZYMANSKI, Heloísa. “Morreu com as mãos sujas de graxa”: Um olhar fenomenológico-existencial sobre a morte, na prática do plantão psicoeducativo1. Bol. psicol [online]. 2009, vol.59, n.131, pp. 237-251. ISSN 0006-5943.

A morte violenta é um fenômeno que faz parte do cotidiano de pessoas das camadas sociais de baixa renda, moradores da periferia de São Paulo, como atestam estudos e noticiários de jornais. O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar, na perspectiva fenomenológica existencial heideggeriana, como a morte foi percebida e, conseqüentemente, qual o sentido dessa morte que se desvelou para uma jovem entrevistada, moradora na periferia de São Paulo. A pesquisa teve como material de análise a descrição de um caso escolhido entre todos os encontros do plantão psicoeducativo feitos nessa comunidade. De acordo com o método fenomenológico, a análise dos dados foi fundamentada pela proposta hermenêutica e indicou vários sentidos para a morte, tais como: uma solução; contradição e ambigüidade; desespero e abandono; clamor para propriedade; honra; dignidade e pagamento de dívida.

Palabras clave : Morte; Plantão psicoeducativo; Fenomenologia; Morte; comunidade de baixa renda.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License