SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Vitimização secundária: O irmão testemunha o abuso sexual da irmã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SHINE, Sidney Kiyoshi  e  DE SOUZA, Audrey Setton Lopes. Atendendo famílias incapazes de pensar: a perspectiva do psicólogo judiciário. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 2-14. ISSN 0006-5943.

Aborda-se a utilização do referencial psicanalítico no atendimento a um tipo de família com dificuldade parapensar em avaliação pericial na Vara de Família pelo psicólogo judiciário. Os desentendimentos e a incapacidadede enfrentar conflitos nestas famílias acabam levando à busca de uma sentença judicial como forma de resolvero litígio. Procura-se demonstrar que tais dificuldades têm por base uma impossibilidade de suportar as tensõesinerentes aos conflitos e como conseqüência, um modo de agir pautado em estruturas esquizo-paranóides nasquais o pensamento não é o modo predominante de aproximação. Justifica-se o alto grau de impulsividadeencontrado nos membros de tais famílias, o que demanda da Justiça a colocação de limites legais. A possibilidadede contribuição do psicólogo no contexto institucional do Tribunal de Justiça é exemplificada a partir daanálise de um caso.

Palavras-chave : Perícia psicológica; psicanálise; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License