SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Atendendo famílias incapazes de pensar: a perspectiva do psicólogo judiciárioInput materno e aquisição da linguagem: Análise das díades comunicativas entre mães e filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

CANTELMO, Claudia Aparecida; MATTA, Karen Weizenman da; FORTUNATO, Liana  e  PAIVA, Karla Lopo. Vitimização secundária: O irmão testemunha o abuso sexual da irmã. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 15-28. ISSN 0006-5943.

Este texto trata de um estudo de caso de um menino de 11 anos que observou a irmã de 10 anos ser abusada sexualmente pelo pai. O referencial teórico é o da Teoria Sistêmica, em seu escopo de intersubjetividade, contextualização e complexidade. Após o testemunho do abuso, o menino passou a ter problema "de nervoso" apresentando tremores nas pernas. Foram utilizadas observação do menino em situação de atividades numa instituição de serviço social e uma entrevista com sua mãe, como instrumentos. Os resultados centram o sofrimento do menino em seu conflito de lealdade: em seu sentimento e vínculo com o pai, ele o quer de volta; em seu sentimento e vínculo com a mãe, ele compreende que o pai colocou a irmã em perigo. Como resolver o impasse: amar a mãe e odiar o pai ou ser igual ao pai e ficar sem a família?

Palavras-chave : Abuso sexual; Testemunho de abuso sexual; Violência na família; Conflito de lealdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License