SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Vitimização secundária: O irmão testemunha o abuso sexual da irmãReflexões sobre a relação mãe-filho e doenças psicossomáticas: Um estudo teórico-clínico sobre psoríase infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

HUBNER, Eduarda Patussi  e  ARDENGHI, Luciana Grolli. Input materno e aquisição da linguagem: Análise das díades comunicativas entre mães e filhos. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 29-43. ISSN 0006-5943.

Este trabalho trata da interação verbal entre mães e filhos, objetivando estudar a extensão e quantidade de enunciados diretivos das mães no desenvolvimento da linguagem dos filhos com ou sem retardo na aquisição da linguagem verbal. Participaram da pesquisa oito crianças acompanhadas de suas mães, de ambos os sexos, com idades entre 2:10 e 5:3 anos e divididas em dois grupos. Quatro apresentavam retardo na aquisição da linguagem e as outras quatro desenvolvimento normal da linguagem. Para a análise da interação lingüística propuseram-se três tarefas de interação entre as díades. Obtiveram-se a média de extensão do enunciado (MLU), os enunciados diretivos das mães e realizou-se a análise estatística para determinar a relevância de cada item analisado. A partir desta pesquisa concluiu-se que o MLU não foi uma medida que refletiu as diferenças na fala dirigida à criança nos dois grupos; a variável que melhor reproduziu a diferença no input materno foi a avaliação dos enunciados diretivos.

Palavras-chave : Linguagem; Retardo de linguagem; Input lingüístico; MLU.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License