SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Input materno e aquisição da linguagem: Análise das díades comunicativas entre mães e filhosCaracterísticas afetivas de pacientes narcolépticos avaliados pelo Rorschach índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SOUZA, Carolina Grespan Pereira; SEI, Maíra Bonafé  e  ARRUDA, Sergio Luiz Saboya. Reflexões sobre a relação mãe-filho e doenças psicossomáticas: Um estudo teórico-clínico sobre psoríase infantil. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 45-59. ISSN 0006-5943.

Este artigo objetiva refletir sobre a relação inicial mãe-filho e os aspectos psicológicos das doenças psicossomáticas, em especial a psoríase (doença crônica de pele). Trata-se de um estudo teórico-clínico qualitativo,realizado a partir de análise qualitativa dos conteúdos do material clínico advindo da psicoterapia de duas crianças com psoríase atendidas em um ambulatório de um hospital público. A compreensão do material relatado pauta-se em autores de orientação psicodinâmica, que procuram compreender os significados da pele para o psiquismo humano, como órgão que estabelece o limite concreto e psíquico do eu e não-eu. A literatura sinaliza que dificuldades na relação mãe-filho podem se manifestar via afecções neste órgão. Por meio desta investigação, considera-se que a psicoterapia lúdica pode auxiliar as crianças a compreenderem e a lidarem com a agressividade e com angústias e sofrimentos associados à psoríase.

Palavras-chave : Psicoterapia; Criança; Psoríase; Psicossomática; Relação mãe-filho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License