SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Reflexões sobre a relação mãe-filho e doenças psicossomáticas: Um estudo teórico-clínico sobre psoríase infantilO que mede o desenho da figura humana?: Estudos de validade convergente e disciminante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SILVA NETO, Antonio Carlos Pacheco e et al. Características afetivas de pacientes narcolépticos avaliados pelo Rorschach. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 61-72. ISSN 0006-5943.

A narcolepsia é caracterizada por sonolência excessiva diurna com ataques de sono irresistíveis e cataplexia. Oobjetivo deste estudo foi avaliar, por meio da técnica de Rorschach, características afetivas de um grupo de 16pacientes narcolépticos, comparados com um grupo de 20 indivíduos não-narcolépticos. A partir de revisão daliteratura, três hipóteses foram testadas: os narcolépticos, em comparação com os não-narcolépticos deveriamapresentar: 1) menor engajamento nas situações afetivas; 2) maior constrição afetiva; 3) maior controle dasexpressões afetivas. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas, mas não a hipótese 3, pois os narcolépticosapresentaram menor controle das reações afetivas do que os não-narcolépticos. Os resultados mostram oimpacto da doença na vida dos narcolépticos e indicam a importância de o tratamento incluir atenção aosaspectos psicossociais.

Palavras-chave : Narcolepsia; personalidade; Teste de Rorschach.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License