SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Características afetivas de pacientes narcolépticos avaliados pelo RorschachTeste de apercepção infantil: o que foi e o que precisa ser feito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

FLORES-MENDOZA, Carmen E.; MANSUR-ALVES, Marcela; ABAD, Francisco J.  y  LELE, Álvaro José. O que mede o desenho da figura humana?: Estudos de validade convergente e disciminante. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 73-84. ISSN 0006-5943.

O Desenho da Figura Humana (DFH) constitui um dos instrumentos mais utilizados na prática de avaliaçãopsicológica no Brasil. São poucos os estudos de validade como instrumento de avaliação cognitiva. O presentetrabalho analisa o desempenho de crianças belo horizontinas no DFH (sistema Wechsler de correção) e nostestes Matrizes Progressivas de Raven, Escala Verbal do WISC-III, Teste R-2 e Teste de Bender (sistema Koppitz).Os resultados de correlação parcial (controlando-se a idade das amostras) apontaram baixas associações,porém significativas, entre o DFH e os testes Raven (0,204); Escala Verbal do WISC-III (0,299); R-2 (0,330) eBender (-0,396). Por outro lado, ao comparar três sistemas de correção do DFH (Wechsler, Goodenough eHarris), encontraram-se altos coeficientes de correlação entre eles (0,72 a 0,79). Conclui-se que o DFH é umamedida "proxy" (intermediária) da inteligência e que demanda, em intensidade baixa a moderada, tantocomponentes cognitivos quanto psicomotores. Também, observa-se não haver diferença substancial entre ostrês sistemas de correção, abrindo a possibilidade de usar um ou outro sistema.

Palabras clave : Desenho da Figura Humana; validade convergente-divergente; Teste R-2; Teste de Raven, WISC-III.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License