SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132O que mede o desenho da figura humana?: Estudos de validade convergente e disciminanteOs impasses da educação na adolescência contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SCHELINI, Patrícia Waltz  e  BENCZIK, Edyleine Peroni. Teste de apercepção infantil: o que foi e o que precisa ser feito . Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 85-96. ISSN 0006-5943.

Considerando o contexto brasileiro, onde tem havido discussões sobre a validade e precisão das técnicas projetivas,o objetivo deste manuscrito é apresentar estudos sobre o Teste de Apercepção Infantil em suas diferentesformas, de maneira a permitir a compreensão dos avanços referentes a essa técnica e identificação de lacunasque impedem seu uso como instrumento válido e fidedigno. Tais estudos foram obtidos por meio de busca ao PsycINFO, à Scientific Eletronic Library Online, à base Medline e Indexpsi Periódicos. Os estudos obtidos foramagrupados, de acordo com o conteúdo de cada um, em três categorias: interpretação, propriedades psicométricase uso do CAT em grupos populacionais específicos. A descrição das categorias e estudos a elas pertencentes sãoapresentados, possibilitando constatar a necessidade de pesquisas que contemplem, simultaneamente, autilização de uma forma específica de interpretação e a busca de evidências de precisão e validade dessainterpretação em relação a amostras representativas.

Palavras-chave : Teste de Apercepção Infantil; técnicas projetivas; avaliação psicológica; propriedades psicométricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License