SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número132Teste de apercepção infantil: o que foi e o que precisa ser feitoÍndices do Boletim de Psicologia entre 1999 e 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

COSTA, Renata Pires Bastos; LIMA, Maria Celina Peixoto  e  PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz. Os impasses da educação na adolescência contemporânea. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.132, pp. 97-106. ISSN 0006-5943.

Família e escola se inquietam diante de adolescentes com dificuldades específicas relacionadas ao saber escolar.Tais dificuldades se caracterizam como desinteresse pelo conhecimento, falta de sentido no conteúdo escolar edificuldade em manter a atenção nas aulas. A partir de uma leitura psicanalítica, o presente artigo traz umcaminho possível para que pensemos o mal-estar na educação contemporânea. Tomamos como centrais eintimamente relacionados os conceitos de desejo e autoridade, uma vez que o saber se constrói fundamentalmentea partir da relação do sujeito com seu desejo e na identificação com aqueles que ocupam a posição de mestre.A adolescência, momento de intensas combinações e composições que exigem um novo posicionamento frenteàs demandas sociais, é compreendida pela psicanálise como modelo das questões decorrentes da crise dasreferências simbólicas. Neste sentido, a questão do declínio da autoridade na atualidade teria efeitos diretossobre a educação, incidindo, mais especificamente, nos impasses do desejo de saber do adolescente testemunhadospela demanda crescente dirigida à clínica psicopedagógica.

Palavras-chave : Adolescência; educação; desejo de saber; crise de autoridade; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License