SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número133A experiência de hospitalização vivida por pacientes com AIDS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

SANTOS, Benedito Carlos Alves dos et al. Características emocionais e traços de personalidade em crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.133, pp. 139-152. ISSN 0006-5943.

Este estudo teve como objetivo comparar características psicológicas de crianças institucionalizadas e não institucionalizadas. Foram pesquisadas 36 crianças institucionalizadas e 36 crianças que viviam com suas famílias, de ambos os sexos e com idades entre 5 e 10 anos. Utilizou-se a Escala de Traços de Personalidade para Crianças e o Desenho da Figura Humana, avaliado segundo a escala de indicadores emocionais de Koppitz. Os resultados do Desenho da Figura Humana mostraram diferenças significantes em relação ao total de indicadores emocionais, sendo que as crianças institucionalizadas apresentaram em média dois indicadores a mais do que as crianças que viviam com suas famílias. Verificou-se também que as crianças institucionalizadas apresentaram mais traços de psicoticismo e de neuroticismo do que as do outro grupo. Concluiu-se sobre a importância da família como fator de saúde mental no desenvolvimento infantil.

Palabras clave : Crianças institucionalizadas; Família; Desenho da Figura Humana; Traços de personalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License