SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número133Características emocionais e traços de personalidade em crianças institucionalizadas e não institucionalizadasEvidências de validade de construto e precisão da Escala Geral do Mundo Justo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

MOREIRA, Virginia; MESQUITA, Sâmia  e  MELO, Anna Karynne. A experiência de hospitalização vivida por pacientes com AIDS. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.133, pp. 153-166. ISSN 0006-5943.

Este artigo descreve um estudo que buscou compreender a experiência vivida por pacientes com AIDS no processo de hospitalização. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando o método fenomenológico crítico, com sete sujeitos soropositivos na cidade de Fortaleza, que haviam vivenciado a experiência de hospitalização por causa da doença. Os resultados mostram que a experiência de hospitalização leva o paciente a deparar-se com a perspectiva da morte; a rotina hospitalar é fonte de sofrimento para alguns, mas passa a ser confortável, quando esta pessoa vive uma realidade sócio-econômica de carência; o enfrentamento do diagnóstico se dá de diferentes formas; o isolamento por conta da hospitalização é sempre vivenciado, bem como a importância do apoio dos familiares nas internações.

Palavras-chave : AIDS/HIV; Hospitalização; Experiência vivida; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License