SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número133Escala de Satisfação Sexual para Mulheres: Tradução, adaptação em estudo preliminar com amostra clínicaRiscos psicossociais e repetição de gravidez na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

GOMES, Juliana Oliveira  e  BAPTISTA, Makilim Nunes. Escala de Depressão (EDEP) e medidas de atenção dividida e sustentada em universitários. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.133, pp. 191-204. ISSN 0006-5943.

Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade baseada na relação com outras variáveis para a Escala de Depressão - EDEP com os testes de atenção sustentada e dividida. Participaram 213 estudantes de uma universidade federal de Minas Gerais, entre 18 e 52 anos, predominantemente mulheres. Não foram encontradas correlações significativas entre os instrumentos, embora os sentidos das correlações tenham sido como o esperado. Quanto aos fatores de risco, também avaliados na pesquisa, percebeu-se que os participantes que relataram diagnóstico de depressão se diferenciaram dos não depressivos, pelo resultado da EDEP. Uma das explicações para a não associação entre sintomatologia depressiva e comprometimento da atenção foi a baixa variabilidade nos escores dos instrumentos, o que pode ter comprometido os resultados. Embora este trabalho apresente importantes considerações sobre os construtos e a amostra, estudos complementares devem ser realizados comparando pacientes com amostras não clínicas.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Sintomatologia depressiva; Atenção sustentada; Atenção dividida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License