SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número133Escala de Depressão (EDEP) e medidas de atenção dividida e sustentada em universitáriosAtividades culturais entre ingressantes e concluintes de um curso de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BRAGA, Liliane Pereira et al. Riscos psicossociais e repetição de gravidez na adolescência. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.133, pp. 205-215. ISSN 0006-5943.

A gravidez na adolescência pode ser entendida como um período de crises que traz riscos e conseqüências negativas para a adolescente, podendo ser potencializados pela repetição. Mostra-se relevante conhecer a realidade biopsicossocial dessas adolescentes e analisar os fatores envolvidos nessa repetição. Aplicou-se, então, um questionário semi-estruturado, numa Maternidade Escola em Natal/RN, a 50 puérperas com idade entre 12 e 18 anos de idade (média 17 anos), das quais 82% não freqüentam a escola, 62% vivem em união estável e 68% têm renda familiar até três salários mínimos. Iniciaram a vida sexual aos 13 anos e o intervalo entre a gravidez anterior e a atual foi de 1 a 12 meses para 52% das entrevistadas. Assim, o início precoce da vida sexual, a convivência com o companheiro e o abandono escolar podem tornar as adolescentes vulneráveis à gravidez e sua repetição e acentuar os riscos psicossociais.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Repetição de gravidez; Riscos psicossociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License