SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número133Riscos psicossociais e repetição de gravidez na adolescênciaEstilos de aprendizagem em estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SOUZA, Jamili Rasoul Salem de; WITTER, Geraldina Porto  e  WITTER, Carla. Atividades culturais entre ingressantes e concluintes de um curso de Psicologia. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.133, pp. 217-228. ISSN 0006-5943.

A Universidade deve propiciar condições de desenvolvimento tanto da cultura profissional como da geral. A pesquisa objetivou descrever e comparar o envolvimento cultural de ingressantes e concluintes de um curso de Psicologia de uma Universidade privada da periferia de São Paulo, sendo 17 iniciantes (G1) e 19 concluintes (G2). Foram usados: um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e um instrumento sobre vivência cultural. Os resultados mostram que leitura, teatro e cinema foram as três atividades mais exercidas por G1 e G2, entretanto, no todo houve variabilidade distinta nos grupos e não houve correlação com significância (rs=0,48, p < 0,05). Nos grupos e total, não houve diferença estatística entre o número dos que desejavam ou não envolver-se em atividade cultural. Entre as atividades valorizadas pelos iniciantes e concluintes houve correlação (0,80 para p < 0,05), sendo mais referidas TV, literatura e festas em família. Segundo os resultados, há necessidade de maior envolvimento dos alunos em atividades culturais não acadêmicas.

Palavras-chave : Formação cultural; Ensino universitário; Desenvolvimento social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License