SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.60 número133Atividades culturais entre ingressantes e concluintes de um curso de Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  e  MOGNON, Jocemara Ferrreira. Estilos de aprendizagem em estudantes universitários. Bol. psicol [online]. 2010, vol.60, n.133, pp. 229-241. ISSN 0006-5943.

O presente estudo buscou identificar quais os estilos de aprendizagem predominantes nos estudantes e possíveis diferenças em razão das variáveis sexo, idade, curso e semestre. Participaram 242 universitários, de diversos cursos, do 2º ao 4º semestres e que foram avaliados com o Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS). Os resultados indicaram que os estudantes apresentaram predominância pelos estilos Sensorial/Seqüencial/Visual e Ativo. Na comparação por sexo, os homens apresentaramse mais visuais que as mulheres. Enquanto que para a idade, os estudantes da faixa etária dos 18-19 anos apresentaram preferir o estilo visual. Em relação aos cursos, Letras e Pedagogia mostraram-se mais direcionados para o estilo verbal e Letras também apresentou preferência pelo estilo reflexivo. O segundo semestre mostrou preferir o estilo ativo, quando comparado ao terceiro semestre.

Palavras-chave : Ensino-aprendizagem; Ensino superior; Estilos de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License