SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134As funções executivas na Figura Complexa de Rey: Relação entre planejamento e memória nas fases do teste índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

COUTO, Gleiber  e  PRIMI, Ricardo. Teoria de resposta ao item (TRI): Conceitos elementares dos modelos para itens dicotômicos. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 1-15. ISSN 0006-5943.

Neste artigo são apresentados os conceitos elementares referentes à medida psicológica sob o ponto de vista da Psicometria Moderna, também chamada de Teoria de Resposta ao Item. São abordados os principais modelos de estimação e descritos os parâmetros de discriminação, dificuldade e probabilidade de resposta correta ao acaso, assim como são analisadas várias implicações relativas à utilização dos diversos métodos de estudo. São discutidas também as características dos procedimentos de análise usados para estimação das curvas características dos itens, curvas características dos testes, curvas características do sujeito, função de informação do item e do teste, erro padrão de medida, definindo os parâmetros da medida.

Palavras-chave : Psicometria; Teoria de resposta ao item; Testes psicológicos; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )