SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134Teoria de resposta ao item (TRI): Conceitos elementares dos modelos para itens dicotômicosAvaliação da qualidade de vida em adolescentes do Município de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

CRUZ, Vivian Lazzarotto Pereira da; TONI, Plínio Marco de  y  OLIVEIRA, Daiani Martinho de. As funções executivas na Figura Complexa de Rey: Relação entre planejamento e memória nas fases do teste. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 17-30. ISSN 0006-5943.

A Figura Complexa de Rey é um teste neuropsicológico clássico, amplamente utilizado em diversos países, porém ainda com poucos estudos brasileiros associados às funções executivas. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de validação da Figura de Rey para capacidade de planejamento, bem como investigar a influência do planejamento na memória visual. A amostra foi composta por 149 participantes de ambos os sexos (54,9% feminino), com idades entre 9 e 16 anos (M=12,5 anos; DP=2,45 anos), de escolas públicas (58,4%) e particulares do município de Curitiba. Os resultados indicaram uma correlação positiva entre as fases de cópia e reprodução de memória (r=0,50; p<0,001), sugerindo uma correlação entre o planejamento da cópia e o desempenho de memória. Os subgrupos formados por indivíduos com planejamentos adequados e insuficientes na cópia da Figura de Rey demonstraram escores significativamente diferentes na reprodução de memória (t=3,15; gl=147; p=0,002), com pontuação superior para o subgrupo com bom planejamento na cópia.

Palabras clave : Figura de Rey; Lobo pré-frontal; Planejamento; Memória de trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )