SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue134The executive functions in Rey Complex Figure: Correlation between planning and memory at phases of testHuman Figure Drawings of diabetic and non diabetic adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

BENINCASA, Miria  and  CUSTODIO, Eda Marconi. Avaliação da qualidade de vida em adolescentes do Município de São Paulo. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 31-42. ISSN 0006-5943.

Pesquisas nacionais e internacionais revelam a necessidade de conhecer a população jovem para realizar programas preventivos. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida em adolescentes matriculados em escolas do Município de São Paulo. Aplicou-se o SF-36 para avaliar a qualidade de vida e um instrumento para verificar a classe econômica de uma amostra representativa de 2.434 estudantes entre 14 e 22 anos. Observou-se que vários aspectos influenciam na qualidade de vida desta população. Os estudantes do gênero masculino declararam qualidade de vida mais alta do que os do feminino. Da mesma forma, os adolescentes mais novos tenderam a relatar melhor qualidade de vida que os mais velhos. Os representantes das classes socioeconômicas mais altas também apresentaram melhor qualidade de vida. Observou-se a necessidade de novas pesquisas com essa população.

Keywords : SF-36; Gênero; Saúde; Classe socioeconômica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )