SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134As funções executivas na Figura Complexa de Rey: Relação entre planejamento e memória nas fases do testeO Desenho da Figura Humana de adolescentes portadores e não portadores de diabetes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

BENINCASA, Miria  y  CUSTODIO, Eda Marconi. Avaliação da qualidade de vida em adolescentes do Município de São Paulo. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 31-42. ISSN 0006-5943.

Pesquisas nacionais e internacionais revelam a necessidade de conhecer a população jovem para realizar programas preventivos. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida em adolescentes matriculados em escolas do Município de São Paulo. Aplicou-se o SF-36 para avaliar a qualidade de vida e um instrumento para verificar a classe econômica de uma amostra representativa de 2.434 estudantes entre 14 e 22 anos. Observou-se que vários aspectos influenciam na qualidade de vida desta população. Os estudantes do gênero masculino declararam qualidade de vida mais alta do que os do feminino. Da mesma forma, os adolescentes mais novos tenderam a relatar melhor qualidade de vida que os mais velhos. Os representantes das classes socioeconômicas mais altas também apresentaram melhor qualidade de vida. Observou-se a necessidade de novas pesquisas com essa população.

Palabras clave : SF-36; Gênero; Saúde; Classe socioeconômica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )