SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134Avaliação da qualidade de vida em adolescentes do Município de São PauloAtenção e inteligência em candidatos à primeira carteira nacional de habilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BALLAS, Yael Gotlieb; ALVES, Irai Cristina Boccato  e  DUARTE, Walquiria Fonseca. O Desenho da Figura Humana de adolescentes portadores e não portadores de diabetes. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 43-61. ISSN 0006-5943.

A adolescência é um período de intensas transformações, tanto biológicas quanto psicológicas. Somando-se ainda uma doença como o Diabetes Mellitus, que exige muitas restrições, este período tende a ficar ainda mais conflituoso. Partiu-se da hipótese de que os adolescentes portadores de diabetes apresentariam características singulares em sua imagem corporal pelas implicações da doença, quando comparados aos não portadores. Para investigar estas diferenças foram aplicados o Desenho da Figura Humana e o Desenho da Pessoa Portadora de Diabetes. A amostra foi composta por 62 adolescentes com idades entre 14 e 20 anos, 36 do sexo feminino e 26 do masculino, 31 com diabetes e 31 sem. Os desenhos foram analisados por meio da sistematização de Machover (1949), adaptada por Lourenção Van Kolck (1984). Os resultados indicaram que os portadores de diabetes apresentaram características particulares de personalidade como efeito da doença.

Palavras-chave : Desenho de Figura Humana; Adolescência; Diabetes Mellitus Insulino Dependente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )