SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue134Human Figure Drawings of diabetic and non diabetic adolescentsThe family’s mobility: Research in a psychosocial-clinic approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

NAKANO, Tatiana de Cássia; SAMPAIO, Maria Helena de Lemos  and  SILVA, Adriana Bueno. Atenção e inteligência em candidatos à primeira carteira nacional de habilitação. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 63-78. ISSN 0006-5943.

Considerando a importância da avaliação psicológica do trânsito, este estudo teve por objetivo investigar a inteligência e a atenção em candidatos à primeira carteira nacional de habilitação. Participaram 169 candidatos (77 feminino e 92 masculino), com idades entre 18 e 70 anos, de três níveis educacionais que responderam ao Teste de Atenção Concentrada e ao Teste R-1. Os resultados mostraram que tanto a atenção quanto a inteligência dos candidatos encontra-se acima da média normativa dos instrumentos, sendo ambos construtos influenciados pelo nível educacional dos candidatos. Verificou-se ainda a existência de correlação significativa (r=0,451, p≤0,01) entre as duas medidas. Os resultados apontam para a importância de estudos que investiguem a efetividade dos instrumentos em diferenciar candidatos aptos e não aptos, sendo recomendados estudos de validade de critério e estudos que contemplem maior diversidade amostral.

Keywords : Trânsito; Exame psicológico; Motoristas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )