SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 issue134Attention and intelligence in applicants to first driver’s licensePredictive value of neurological assessment in cognitive development of children born preterm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

MORAES, Thiago Fernandes de  and  MORATO, Henriette Tognetti Penha. A mobilidade da família: Pesquisa em uma abordagem da Psicossociologia clínica. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 79-92. ISSN 0006-5943.

Este trabalho pretende, por meio de uma abordagem psicossociológico-clínica, buscar um outro olhar clínico para estudar, conhecer e encontrar a família na pós-modernidade. Partiu-se de uma intervenção acadêmica dentro de uma comunidade (Le Piagge) nos subúrbios da cidade de Florença (Itália). Nesse território, de casas populares para cidadãos de baixa renda e com problemas sociais graves, foram realizadas entrevistas com moradores para conhecer e compreender seu modo de ser família. A fenomenologia existencial permite uma compreensão suplementar das relações entre as pessoas pelos diários de bordo e partindo de estudos histórico-sociológicos. Dando sentido a ser, diminui-se o sofrimento e a crise originados exatamente na falta de sentido. Dar sentido a ser então se torna o núcleo de uma clínica baseada na solicitude, ou seja, no acolhimento da experiência do outro.

Keywords : Família; Fenomenologia existencial; Psicossociologia clínica; Sentido; Narrativa; Itália.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )