SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134Atenção e inteligência em candidatos à primeira carteira nacional de habilitaçãoValor preditivo de avaliação neurológica no desenvolvimento cognitivo de crianças nascidas pré-termo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

MORAES, Thiago Fernandes de  y  MORATO, Henriette Tognetti Penha. A mobilidade da família: Pesquisa em uma abordagem da Psicossociologia clínica. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 79-92. ISSN 0006-5943.

Este trabalho pretende, por meio de uma abordagem psicossociológico-clínica, buscar um outro olhar clínico para estudar, conhecer e encontrar a família na pós-modernidade. Partiu-se de uma intervenção acadêmica dentro de uma comunidade (Le Piagge) nos subúrbios da cidade de Florença (Itália). Nesse território, de casas populares para cidadãos de baixa renda e com problemas sociais graves, foram realizadas entrevistas com moradores para conhecer e compreender seu modo de ser família. A fenomenologia existencial permite uma compreensão suplementar das relações entre as pessoas pelos diários de bordo e partindo de estudos histórico-sociológicos. Dando sentido a ser, diminui-se o sofrimento e a crise originados exatamente na falta de sentido. Dar sentido a ser então se torna o núcleo de uma clínica baseada na solicitude, ou seja, no acolhimento da experiência do outro.

Palabras clave : Família; Fenomenologia existencial; Psicossociologia clínica; Sentido; Narrativa; Itália.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )