SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134A mobilidade da família: Pesquisa em uma abordagem da Psicossociologia clínicaResolução de problemas em homicidas e tentadores de suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

ONO, Carina Mitie; BRUCK, Isac; ANTONIUK, Antônio Sérgio  e  RIECHI, Tatiana Izabele Jaworski de Sá. Valor preditivo de avaliação neurológica no desenvolvimento cognitivo de crianças nascidas pré-termo. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.134, pp. 93-102. ISSN 0006-5943.

O objetivo deste estudo foi analisar o valor preditivo da Avaliação Neurológica Amiel-Tison no desenvolvimento cognitivo de crianças nascidas pré-termo. Foi estudada uma amostra de 23 crianças pré-termo, com idade cronológica entre 10 e 36 meses, que haviam sido submetidas à avaliação neurológica durante internação na UTINeo. A avaliação cognitiva foi realizada através do Screening Test das Escalas Bayley-III. Pouco mais de 78% das crianças obtiveram resultados normais no exame neurológico e na avaliação cognitiva. Mas houve dois casos de falsos positivos e dois de falsos negativos. Segundo a análise estatística realizada através do teste Qui-quadrado (p=0,05), o instrumento Amiel-Tison não teve valor preditivo significativo para o desenvolvimento cognitivo (p=0,083). Apesar das limitações, este estudo vem no sentido de ressaltar a importância de pesquisas que indiquem um método sistemático de avaliação neurológica e neuropsicológica para esta população de risco, para que ocorram investimentos em ações preventivas e interventivas adequadas.

Palavras-chave : Avaliação Neurológica Amiel-Tison; Desenvolvimento cognitivo; Crianças pré-termo; Escalas Bayley.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )