SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135Clínica psicológica: o manejo do setting e o potencial criativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

CARVALHO, Leilanir de Sousa  e  NEGREIROS, Fauston. A co-dependência na perspectiva de quem sofre. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.135, pp. 139-148. ISSN 0006-5943.

A co-dependência é uma condição específica de âmbito psicológico, comportamental e emocional, que se caracteriza por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação ao outro. O objetivo desta pesquisa consiste na compreensão de como o indivíduo co-dependente se percebe, com uma abordagem qualitativa e perspectiva exploratória. Foram coletados os dados no grupo de apoio CODA, localizado em Várzea Grande-MT, com a participação de seis freqüentadores assíduos do grupo. Utilizou-se um questionário aberto e a análise dos dados ocorreu por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados e discussões destacam que a co-dependência se caracteriza por uma série de sintomas e atitudes repletas de mecanismo de defesa. Percebe-se que a sociedade tem uma visão distorcida da co-dependência ou não a conhece. Entende-se, ainda, que a atenção ao co-dependente é um fator essencial no apoio necessário para a superação desta condição na qual o indivíduo se enquadra.

Palavras-chave : Percepção; co-dependência; psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )