SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135A co-dependência na perspectiva de quem sofreWilhelm reich: percurso histórico e inserção do pensamento no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SAKAMOTO, Cleusa Kazue. Clínica psicológica: o manejo do setting e o potencial criativo. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.135, pp. 149-157. ISSN 0006-5943.

O trabalho psicológico na clínica pode ser discutido em sua qualidade criativa, enquanto processo de mudanças do ponto de vista da criatividade do paciente, que modifica percepções, sentimentos, pensamentos e comportamentos e do ponto de vista do profissional, que contribui enormemente com o processo clínico. A mudança psíquica é, em tese, um processo criativo, que se ancora no vínculo terapêutico e explica os resultados de sucesso terapêutico. Discutir o processo da mudança psíquica sob o olhar da atuação do psicólogo em suas atividades rotineiras de articular teoria e técnica, escolha de estratégicas para apresentar as interpretações da psicodinâmica do paciente, facilitar percepções ou promover reflexões acerca de dificuldades emocionais, configura-se uma área interessante de estudo já que permite a compreensão das desejáveis mudanças terapêuticas. O manejo do setting neste prisma de entendimento, pode definir-se como relevante objeto de estudo para uma ampliação do conhecimento do potencial criativo na clínica psicológica.

Palavras-chave : Psicologia Clínica; criatividade; setting; mudança psíquica; sucesso terapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )