SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135Clínica psicológica: o manejo do setting e o potencial criativoDecifrando os significados dos comportamentos etílicos navais de pacientes militares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

ALBERTINI, Paulo. Wilhelm reich: percurso histórico e inserção do pensamento no Brasil. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.135, pp. 159-176. ISSN 0006-5943.

Este estudo teórico insere-se no domínio voltado para a investigação das ideias do analista austro-húngaro Wilhelm Reich (1897-1957). Quatro intentos o balizam: a) acompanhar a trajetória científica percorrida por Reich; b) indicar a aliança entre teoria e prática presente na produção desse autor; c) identificar, do acervo freudiano, o grupo de noções e perspectivas que ajudaram a alicerçar o enfoque reichiano; d) tecer considerações a respeito da inserção do pensamento de Reich no Brasil. Por concebermos a obra reichiana como um processo vivo e contínuo de construção, que implicou em movimentos de elaboração e reelaboração de conceitos e posturas, adotamos uma maneira de exposição histórica.

Palavras-chave : Wilhem Reich; percurso histórico; Wilhem Reich no Brasil; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )