SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135Wilhelm reich: percurso histórico e inserção do pensamento no BrasilMotivação para mudança em adolescentes usuários de maconha: um estudo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

HALPERN, Elizabeth Espindola  e  LEITE, Ligia Maria Costa. Decifrando os significados dos comportamentos etílicos navais de pacientes militares. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.135, pp. 177-191. ISSN 0006-5943.

O alcoolismo entre os militares passou a ser objeto de atenção especial na Marinha do Brasil a partir da criação do Centro de Dependência Química (CEDEQ) em 1997, quando se constatou que ele era um problema relevante na vida militar. Objetivou-se compreender os significados dos comportamentos etílicos navais dos pacientes militares do CEDEQ, em particular daqueles relacionados ao cotidiano laborativo. Adicionalmente, examinou-se os fatores que determinam a mudança de perspectiva da instituição sobre o ato de beber: de tradição para desvio. Empregou-se o método etnográfico, através da observação participante em dois grupos terapêuticos, cada qual composto por cerca de dez integrantes, durante um período de quatro anos. Os resultados indicaram que o alcoolismo desses militares e seus comportamentos etílicos possuem um significativo viés sociocultural que aponta para a existência de questões mais profundas da organização, um sintoma institucional que revela a presença de embates nas relações de poder.

Palavras-chave : Alcoolismo; militares; cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )