SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135Decifrando os significados dos comportamentos etílicos navais de pacientes militaresO desenho como instrumento diagnóstico: reflexões a partir da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

ZAMBOM, Luis Fernando; SILVA, Jaqueline Garcia da; ANDRETTA, Ilana  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Motivação para mudança em adolescentes usuários de maconha: um estudo longitudinal. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.135, pp. 193-206. ISSN 0006-5943.

A maconha é a droga ilícita mais usada por adolescentes no mundo, o que constitui um grave problema de saúde pública. Objetivos: avaliar mudanças no consumo de maconha e nos estágios motivacionais de adolescentes após participação em um programa de intervenção motivacional. Estudo quantitativo, longitudinal, com amostra de 102 adolescentes. Avaliação realizada em dois momentos distintos - antes e depois. Instrumentos: Ficha de dados sócio-demográficos, Entrevista clínica semi-estruturada, URICA (University of Rhode Island Change Assessment) para medir estágios motivacionais e BAI e BDI (Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck). Na comparação das avaliações 50% dos adolescentes não utiliza maconha atualmente. Na análise das avaliações e grupos (aderiu e não aderiu) pode-se constatar diferenças significativas nos estágios Contemplação, Ação e Manutenção. Estes dados indicam importantes mudanças nos estágios motivacionais ressaltando a importância de programas de atendimento e as repercussões em longo prazo na mudança do comportamento de adolescentes usuários de maconha.

Palavras-chave : Adolescentes; motivação para mudança; entrevista motivacional; maconha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )