SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135Motivação para mudança em adolescentes usuários de maconha: um estudo longitudinalDesenvolvendo competências em colaboradores da área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

SOUZA, Audrey Setton Lopes de. O desenho como instrumento diagnóstico: reflexões a partir da psicanálise. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.135, pp. 207-215. ISSN 0006-5943.

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância dos elementos expressivos do desenho para a elaboração do raciocínio clinico do profissional na interpretação das técnicas projetivas gráficas. O desenho, assim como o sonho, se vale de elementos pictóricos para favorecer a manifestação do inconsciente, apresentando-se como elementos aparentemente insignificantes, e assim facilitadores no desarme da censura e engates para manifestação dos desejos e conflitos inconscientes. Refletindo sobre esta articulação propomos uma aproximação do desenho em seu processo de formação, no qual a folha em branco deve ser ocupada utilizando-se o lápis como instrumento de expressão Os elementos expressivos revelam-se excelentes dados para tal tipo de abordagem. Propomos considerar o desenho como uma forma possível de diálogo com as crianças, introduzindo a ideia de que a produção gráfica da criança, a exemplo da produção onírica, é antes de tudo resultado de um trabalho psíquico e de que qualquer busca de sentido só será alcançada, se esta puder ser inserida em um diálogo e uma certa postura de escuta.

Palavras-chave : Psicodiagnóstico; produção gráfica; produção onírica; desenho e linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )