SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número135O desenho como instrumento diagnóstico: reflexões a partir da psicanáliseDesenvolvimento da imagem corporal interna por meio da perspectiva de Amann-Gainotti: uma visão desenvolvimental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

HILBERT, Sofia Naches; DUARTE, Thâmara Ariella Elias  e  MILARE, Sueli Aparecida. Desenvolvendo competências em colaboradores da área da saúde. Bol. psicol [online]. 2011, vol.61, n.135, pp. 217-231. ISSN 0006-5943.

A sociedade passa por grandes mudanças que se refletem diretamente nas organizações, gerando a necessidade de adaptação de seus colaboradores, inclusive nas organizações de saúde. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência de estágio do último ano de Psicologia, a respeito de intervenções realizadas em um Centro de Saúde de Campinas. Os participantes foram os Agentes Comunitários de Saúde. Entrevistas de coleta de dados foram realizadas para identificar os aspectos a serem aperfeiçoados e, a partir disso, foi possível traçar um plano de ação para desenvolver as competências dos colaboradores. A intervenção foi colocada em prática em encontros grupais semanais, totalizando dez horas. No transcorrer do trabalho foi possível verificar um engajamento por parte dos participantes, que se mostraram dispostos e abertos às propostas de intervenção, estabelecendo um movimento de reflexão, aprendizado e de mudanças a nível individual. Em contrapartida, enquanto grupo, esses progressos não aconteceram como esperado.

Palavras-chave : Desenvolvimento de competências; Psicologia Organizacional; desenvolvimento de grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )