SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número136Diferenças no desenvolvimento de meninos e meninas em condições de riscoNovas formas de parentalidade: do modelo tradicional à homoparentalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

RUBIK, Bruna Salete  e  TONI, Plínio Marco de. Análise da estrutura fatorial do subteste labirintos do WISC-III. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.136, pp. 15-27. ISSN 0006-5943.

Os labirintos têm sido largamente empregados em pesquisas como instrumento na avaliação neuropsicológica. No entanto, não há estudos de padronização para o subteste Labirintos do WISC-III. Deste modo, o estudo objetivou analisar a estrutura fatorial do subteste e estudar a validade de constructo dos Labirintos do WISC-III para função executiva de planejamento com o uso da análise fatorial exploratória (método de componentes principais; rotação varimax). Fizeram parte da amostra 100 crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos, de ambos os sexos. Foram extraídos dois fatores em decorrência da notável diferença na dificuldade dos itens que compõem cada fator. Por fim, aventou-se a hipótese do constructo psicológico subjacente ao primeiro fator ser a função executiva de planejamento em virtude da ampla utilização dos labirintos na mensuração da capacidade de planejamento por várias décadas.

Palavras-chave : WISC-III; subteste Labirintos; funções executivas; planejamento; análise fatorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )