SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número136Análise da estrutura fatorial do subteste labirintos do WISC-IIIServiços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

RODRIGUEZ, Brunella Carla  e  GOMES, Isabel Cristina. Novas formas de parentalidade: do modelo tradicional à homoparentalidade. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.136, pp. 29-36. ISSN 0006-5943.

Novos conceitos e sentidos acerca da família e da parentalidade vêm sendo reconstruídos na contemporaneida de. As diversas transformações ocorridas na família mostram que referenciais tradicionais, como os de família monogâmica, hierárquica e heterossexual convivem com novos valores das famílias atuais, como igualdade e flexibilidade. Este artigo tem como objetivo promover a reflexão sobre os modelos familiares e parentais em jogo nesse momento de experimentação e construção, com ênfase nas famílias homoparentais, tomando como base o referencial teórico da psicanálise de família e casal e estudos psicossociais. Discute-se a aplicabilidade de uma ética relacional que não se limite à égide biológica e reconheça a importância do vínculo na construção dessas novas formas de parentalidade.

Palavras-chave : Parentalidade; família; homoparentalidade; contemporaneidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )