SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número136Novas formas de parentalidade: do modelo tradicional à homoparentalidadeViolência conjugal: estudo das características das relações objetais em homens agressores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Boletim de Psicologia

versión impresa ISSN 0006-5943

Resumen

AMARAL, Anna Elisa Villemor et al. Serviços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literatura. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.136, pp. 37-52. ISSN 0006-5943.

Os serviços-escolas de Psicologia têm como finalidade atender à necessidade de formação nos cursos de Psicologia, aplicando na prática as técnicas psicológicas aprendidas em sala de aula e desempenham um papel social importante visto que possibilitam atendimento psicológico à população carente. O presente estudo objetivou descrever publicações científicas acerca das práticas desses serviços. Dá-se ênfase às práticas, dinâmicas e perfil de instituições, assim como à descrição da clientela, o trabalho com orientação profissional, o processo da triagem, plantão e também acolhimento como um possível objetivo das atividades nas clínicas-escola. Dessa forma, ressalta-se a importância de que estudos sejam elaborados a fim de caracterizar os serviços, disponibilizando informação que possa contribuir para que as instituições planejem ou reestruturem o atendimento à comunidade e o treinamento dos alunos.

Palabras clave : Caracterização da clientela; acolhimento; atendimento psicológico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )