SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número136Serviços de psicologia em clínicas-escola: revisão de literaturaO poder da palavra e a origem do pensamento freudiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

NARDI, Suzana Catanio dos Santos  e  BENETTI, Silvia Pereira da Cruz. Violência conjugal: estudo das características das relações objetais em homens agressores. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.136, pp. 53-66. ISSN 0006-5943.

Este é um estudo sobre os processos psíquicos de homens agressores, tendo como referência a teoria psicanalítica das relações objetais, cujo objetivo foi identificar as características das relações objetais em homens envolvidos com violência conjugal. Participaram 15 homens envolvidos em processos judiciais, acusados de violência contra a parceira. Os participantes foram obtidos em um Fórum de uma cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. Foram utilizados como instrumentos: entrevista, ficha de dados sociodemográficos e o inventário BORRTI-O, que visa avaliar as relações objetais, composto de cinco escalas: resposta patológica, alienação, vinculação insegura, egocentrismo e incapacidade social. Os resultados apontaram a presença de relações objetais deficitárias, especialmente na escala egocentrismo, indicando sérias dificuldades nas relações interpessoais.

Palavras-chave : Relações objetais; violência conjugal; agressores; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )