SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número136Violência conjugal: estudo das características das relações objetais em homens agressoresJogar videogame como uma experiência simbólica: entrevistas com jogadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

KUPERMANN, Daniel. O poder da palavra e a origem do pensamento freudiano. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.136, pp. 67-80. ISSN 0006-5943.

Pretende-se, nesse ensaio, uma apresentação histórico-crítica da constituição do método psicanalítico por Sigmund Freud. Originalmente elaborado como aula inaugural de disciplina do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, o autor, inspirado em uma inesperada afonia e na conseqüente identificação com as limitações de fala do criador da psicanálise durante a luta contra o câncer do palato, desenvolve três questões em torno das quais busca demonstrar o privilégio detido pela palavra como o instrumento central no momento da emergência da clínica freudiana: quem fala, do que se fala, e a quem se fala na experiência psicanalítica. Dessa maneira, é possível percorrer os passos iniciais da aventura freudiana e a da formulação dos seus conceitos inaugurais: o recalque, o trauma, o sexual e a transferência.

Palavras-chave : Sigmund Freud; história da psicanálise; trauma; sexualidade; transferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )