SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue136The power of words and the origins of the freudian thoughtThe phenomenon of non psychotic denial of pregnancy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

PEREIRA, Omar Calazans Nogueira et al. Jogar videogame como uma experiência simbólica: entrevistas com jogadores. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.136, pp. 81-91. ISSN 0006-5943.

Esta pesquisa tem, como objetivo, utilizando o referencial da psicologia analítica de C. G. Jung, investigar a relação jogador-jogo existente no universo dos jogos digitais, tendo como principais questões a influência desses jogos na vida dos jogadores e a identificação de símbolos constelados nessa relação. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com quatro jogadores. Após a análise das entrevistas, constatou-se a existência de uma diversificada influência na vida psíquica do jogador, que pode ser resumida em: escape do cotidiano, busca de aprendizado e novas experiências e, finalmente, vivência de polaridades opostas. Como questionamentos levantados, sugeridos para posteriores pesquisas, indica-se uma investigação mais detalhada da sombra e da persona na relação jogador-jogo. Outra questão emergente é a relevância da investigação dessa relação como material para uso clínico, baseando-se na importância do trabalho de elaboração dos símbolos que nascem da mesma.

Keywords : Videogame; jogos digitais; relação jogador-jogo; vivência simbólica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )