SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número136O poder da palavra e a origem do pensamento freudianoO fenômeno da negação não psicótica da gravidez: uma pesquisa bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

PEREIRA, Omar Calazans Nogueira et al. Jogar videogame como uma experiência simbólica: entrevistas com jogadores. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.136, pp. 81-91. ISSN 0006-5943.

Esta pesquisa tem, como objetivo, utilizando o referencial da psicologia analítica de C. G. Jung, investigar a relação jogador-jogo existente no universo dos jogos digitais, tendo como principais questões a influência desses jogos na vida dos jogadores e a identificação de símbolos constelados nessa relação. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com quatro jogadores. Após a análise das entrevistas, constatou-se a existência de uma diversificada influência na vida psíquica do jogador, que pode ser resumida em: escape do cotidiano, busca de aprendizado e novas experiências e, finalmente, vivência de polaridades opostas. Como questionamentos levantados, sugeridos para posteriores pesquisas, indica-se uma investigação mais detalhada da sombra e da persona na relação jogador-jogo. Outra questão emergente é a relevância da investigação dessa relação como material para uso clínico, baseando-se na importância do trabalho de elaboração dos símbolos que nascem da mesma.

Palavras-chave : Videogame; jogos digitais; relação jogador-jogo; vivência simbólica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )