SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número137Relação entre satisfação no trabalho e clima organizacional: um estudo com trabalhadoresConsiderações sobre a síndrome de burnout e seu impacto no ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

CUNICO, Sabrina Baiana et al. Psicologia e mediação familiar em um núcleo de assistência judiciária. Bol. psicol [online]. 2012, vol.62, n.137, pp. 141-154. ISSN 0006-5943.

O estudo foi realizado em um Núcleo de Práticas Judiciárias de uma instituição federal de ensino superior e teve como objetivo caracterizar a demanda atendida pelo serviço de Psicologia no local. A pesquisa foi de caráter quantitativo, realizada por meio de análise documental. Os resultados apontam que, no período em estudo, as mulheres foram as que mais procuraram o local com o propósito de buscar auxílio para a resolução de conflitos familiares; a maior demanda foi a de pensão alimentícia, contudo queixas relacionadas à guarda, visitação dos filhos, separação e dissolução de união estável também estiveram presentes. Destaca-se o serviço de Psicologia e a prática da mediação como alternativas para resolução de conflitos familiares, sobretudo quando se está diante da dissolução da união conjugal.

Palavras-chave : Família; Psicologia; mediação familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )