SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139A empresa-mãe protetora (re)vela uma dimensão perversa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

BRAVO, Mariane de Siqueira. Normatização do teste da Figura Complexa de Rey para a população idosa do município de Curitiba. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp. 115-127. ISSN 0006-5943.

Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo de normatização das Figuras Complexas de Rey para a população idosa do município de Curitiba. Para tanto foi aplicada a Figura A do Teste Figuras Complexas de Rey em uma amostra composta por 97 participantes residentes no município de Curitiba, homens e mulheres, com idades entre 60 a 86 anos. Todos os participantes fizeram a cópia e reprodução de memória da figura apresentada e a partir disso foi possível pontuar a localização e a precisão de cada elemento desenhado, obtendo assim uma pontuação bruta tanto da cópia quanto da memória. As tabelas de percentis foram calculados pelo software SPSS 13.0 for Windows e também foi possível concluir que houve uma diferença estatisticamente significativa na reprodução de memória entre os grupos de idades: 60 a 65 anos e de 66 a 75 anos.

Palavras-chave : Figuras Complexas de Rey; idosos; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )