SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue139Standardization of Rey Complex Figure test for the elderly population from the city of CuritibaThe role of early maladaptive schemas in the explanation of burnout and engagement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Boletim de Psicologia

Print version ISSN 0006-5943

Abstract

DE BARROS JUNIOR, Antônio Carlos  and  RIBEIRO, Marcelo Afonso. A empresa-mãe protetora (re)vela uma dimensão perversa. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp. 129-145. ISSN 0006-5943.

O capitalismo da flexibilização produziu mudanças importantes na gestão das organizações, afetando também aquelas consideradas as melhores empresas para trabalhar. Aqui descrevemos resultados de uma pesquisa de pós-graduação sobre a relação inconsciente entre o sujeito e esse capitalismo, numa rede hoteleira multinacional. O método usado foi qualitativo, sendo um estudo de psicanálise aplicada na análise do discurso de documentos da empresa e de entrevistas abertas com seis de seus funcionários, realizadas entre 2007 e 2008. A velha empresa-mãe está sendo substituída pela empresa objetiva na seleção dos que estão aptos e na implementação de mudanças que o imperativo ao lucro exige. Mantém, contudo, a roupagem da mãe-protetora, da eleita mais de 10 vezes como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil. Entretanto, delineiam-se impasses e contradições nos discursos, que parecem oscilar entre o laço social neurótico e o perverso.

Keywords : Laço social; organização do trabalho; comprometimento organizacional; psicanálise aplicada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )