SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número139A empresa-mãe protetora (re)vela uma dimensão perversaUma experiência terapêutica pré-cirúrgica: o uso do desenho como mediador lúdico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Resumo

PICADO, Luis; PINTO, Alexandra Marques  e  SILVA, Adelina Lopes da. O papel dos esquemas precoces mal adaptativos na explicação do burnout e do engagement. Bol. psicol [online]. 2013, vol.63, n.139, pp. 147-158. ISSN 0006-5943.

O objetivo deste trabalho foi explorar o papel dos esquemas precoces mal adaptativos (EPMA) na relação entre o estresse e o burnout e entre o estresse e o engagement profissional. A amostra foi composta por 400 sujeitos, nos quais foram aplicados os seguintes instrumentos: Maslach Burnout Inventory, o Student Engagement Inventory, o Questionário de Ansiedade (STAI) e o Questionário de Esquemas. Os resultados confirmaram que os EPMA de dependência funcional / incompetência e de modelos de falta de compaixão funcionaram como mediadores da relação entre o estresse e o burnout, de modo que quanto mais altos os valores nestes esquemas, mais elevados são os níveis de estresse e os valores da exaustão emocional e do cinismo. O esquema de dependência funcional / incompetência funciona como mediador nas relações entre o estresse e o engagement, de modo que quanto mais baixos os valores deste esquema, mais baixos são os níveis de estresse e maiores os valores da dedicação e vigor.

Palavras-chave : Estresse; burnout; engagement; esquemas mal adaptativos precoces.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )